The National Common Curricular Base and racial/ethnic education in promoting anti-racism education

Authors

Keywords:

Política Educacional. Educação Étnico-Racial. BNCC

Abstract

This article discusses anti-racism education in the National Common Curricular Base (BNCC, Brazilian acronym). The research methodological proposal is based on the qualitative approach. As for its objectives, it is characterized as descriptive research. In terms of the procedures for its development, the study took place in two related and interdependent stages: literature review and documentary research. The technique used was contented analysis. It was found that the education for racial and ethnic relations as proposed by the BNCC does not relate to the offer of an anti-racism education as it only reinforces the contents about Africa and Afro-Brazilians, discussions of which are already part of the basic education curricula. From this perspective, the document makes the discussion on racial and ethnic relations unfeasible and focuses on offering education for flexible labor markets.

Keywords: Educational Policy. Racial and Ethnic Education. BNCC. 

Author Biographies

Assis Leão da Silva, Instituto Federal de Pernambuco/ Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Docente e Pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE); colaborador do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES)" e do Grupo de Pesquisa Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1). A ênfase de suas investigações é a Política Educacional e suas interfaces com a Avaliação na Educação Superior, Educação Profissional e Educação Básica, focalizando aspectos relacionados às políticas de avaliação. Também, pesquisa a respeito do amplo e variado aspecto semântico e aplicativo da avaliação nos âmbitos da aprendizagem, do ensino, do ensino-aprendizagem, da escola, do sistema educacional, entre outros. Também, é docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional no IFPE e colaborador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife.

Clesivaldo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu / UFPE, pelo Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Graduado em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca. Trabalhei como mediador de aprendizagem pelo Programa Novo Mais Educação, com a disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues da Silva; entre os anos de 2015 a 2019 e na Escola Estadual Manoel André no período de 2017 - 2019. Exercendo atividades de docência no Instituto Euvaldo Ludi/Al, no município de Arapiraca, na condição de celetista no ano de 2019. Fui Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID 2017/2017 e pelo Programa Institucional de Monitoria entre os períodos de 2015.2; 2016.1; 2017.1; 2017.2 e 2018.1. Exerci atividades como Colaborador no Programa de Iniciação Cientifíca- PIBIC 2018/2018. Exercendo atividades em Projetos de Extensão na condição de colaborador durante os anos de 2017 a 2019. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas em Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública (OPPEDHSP/CNPq); Fui membro do centro Acadêmico Graciliano Ramos na condição de vice-presidente gestão 2017 - 2018. Desenvolve pesquisas nas áreas: Política Pública, Política Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores.

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Published

2021-09-13

How to Cite

Silva, A. L. da, & Silva, C. da . . (2021). The National Common Curricular Base and racial/ethnic education in promoting anti-racism education. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 553–570. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1056