Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância

Autores

  • Clóvis Trezzi Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1152

Palavras-chave:

Século XVII. Pedagogia moderna. Antropologia da educação

Resumo

O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia.

Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação (2018) pela Universidade La Salle de Canoas (RS) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Cidade de São Paulo (SP); especialista em Ensino Religioso e Pastoral da Educação (2006) pela PUC/PR; Graduado em Pedagogia (2006) pela UNIMEO/CTESOP (Assis Chateaubriand - PR) e em Filosofia (2002) pela Universidade Católica de Brasília (DF). Atua na Educação Básica desde 1994 como professor de Ensino Religioso e Filosofia e também na gestão de escolas na Rede La Salle. É professor no curso de Pedagogia da Universidade La Salle e Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle de Canoas (RS).

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Trezzi, C. (2022). Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1000–1017. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1152