Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1234

Palavras-chave:

Aprendizagem pela experiência, Escritas narrativas (auto)biográficas, Pesquisaformação, Reflexividade

Resumo

O texto configura-se como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, que participaram 35 professores de diferentes regiões do Brasil. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: diário de pesquisa, narrativas escritas e gravações em áudio e vídeo. O objetivo foi refletir acerca das experiências de sensibilidade e aprendizagem tecidas em narrativas escritas (auto)biográficas de formação de professores pesquisadores narradores. As lições deixadas pela pesquisaformação refletem na potencialidade que as escritas narrativas (auto)biográficas puderam promover na tessitura de saberes e conhecimentos no desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e emoções descobertas por si e em diálogo com os outros que foram nos constituindo ao longo dos encontros formativos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI). É Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Morais, J. de S., & Lima, M. D. F. (2022). Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 487–509. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1234