A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
Keywords:
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionAbstract
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade.
Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação.
THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES
Abstract: This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality.
Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.