Saberes profissionais de professoras de educação infantil: a mediação de conflitos entre crianças

Authors

  • Crislaine Augusta Buzinari Pedagoga/Universidade Federal de São Carlos, Professora de Educação Infantil
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos/Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas

Abstract

 

Esse artigo decorre de uma pesquisa concluída sobre saberes profissionais de professoras de educação infantil, diante de momentos de conflitos que ocorrem entre crianças no cotidiano escolar. Teve como questão de pesquisa: quais são os saberes profissionais mobilizados por professoras da educação infantil, em situações de conflito entre crianças? O objetivo foi identificar, a partir das vozes de professoras, quais são os saberes construídos por essas profissionais para lidar com situações de conflitos entre crianças nas práticas pedagógicas da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa na perspectiva qualitativa, descritiva e exploratória e que teve, como participantes, professoras da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, que atuam em creches municipais. Entre os resultados, destacam-se o diálogo, a aproximação com as famílias e a compreensão da dinâmica do desenvolvimento infantil como saberes dessas profissionais. Conclui-se que esses saberes são importantes processos mobilizados como ferramentas de mediação de conflitos entre crianças e precisam ser compartilhados, refletidos e valorizados no âmbito da docência na educação infantil.

Palavras-chave: Crianças. Conflitos. Saberes Profissionais. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil

 

PROFESSIONAL SKILLS OF EARLY EDUCATION TEACHERS: CHILDREN CONFLICT MEDIATION

 Abstract: This article results from a completed undergraduate research project on early education teachers’ professional skills harnessed when conflicts among children occur in school life. The research question was: What are the professional skills exercised by early education teaching professionals in situations of conflict among children? The objective was to identify, by listening to teachers, what are the skills developed by those professionals to handle children conflict situations in early education teaching practices. This is qualitative, descriptive and exploratory research, and the participants were teachers from city-run day care centers in a São Paulo State country town. Among the results are the dialogue, the approach with families and the understanding of the child development dynamics as the main skills of these professionals. We conclude that these skills are important processes deployed as tools to mediate conflicts among children and need to be shared, valued and reflected in early education teaching.

Keywords: Children. Conflicts. Professional skills. Teaching practices. Early education.

Published

2016-09-18

How to Cite

Buzinari, C. A., & Sommerhalder, A. (2016). Saberes profissionais de professoras de educação infantil: a mediação de conflitos entre crianças. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 75–90. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/508