As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
Keywords:
Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização, LahireAbstract
Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.
THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR”
Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted.
Keywords: Educational research; Post-critical theories; socialization
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.