AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
Keywords:
Educação, Identidade docente, professor educador.Abstract
Neste texto apresentamos algumas reflexões sobre a identidade do professor. Indagamos inicialmente quem é o professor, como ele se torna professor, qual a diferença entre o professor e os outros seres humanos. Também discutimos como é a atividade do professor e se sua docência é uma profissão ou uma vocação. Em outras palavras, o que é ser professor e, quais são os seus desafios para a formação cidadã dos seus alunos. E, por fim, apresentamos o alcance dessa reflexão para a formação, a vida e a profissão docente. Para iniciarmos nossa conversa, porque é isso que pretendemos fazer aqui - conversar sobre educação e dentro dela sobre o professor - se faz necessário indicar o que é possível entender por este tema. A educação acontece na família, na igreja, no meio social, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos políticos, enfim, em todos os lugares nos quais o homem esteja presente na relação com outro homem. O homem é um ser social. Disso não podemos ter dúvidas. Por isso, ele carrega uma carga cultural importante para sua vivência e suas atitudes e atividades.
Downloads
Published
2017-03-01
How to Cite
Dal Bello, O. D. (2017). AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 355–379. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543
Issue
Section
ARTIGOS
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.