AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?

Authors

  • Osvaldo Dalberio Dal Bello Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Keywords:

Educação, Identidade docente, professor educador.

Abstract

Neste texto apresentamos algumas reflexões sobre a identidade do professor. Indagamos inicialmente quem é o professor, como ele se torna professor, qual a diferença entre o professor e os outros seres humanos. Também discutimos como é a atividade do professor e se sua docência é uma profissão ou uma vocação. Em outras palavras, o que é ser professor e, quais são os seus desafios para a formação cidadã dos seus alunos. E, por fim, apresentamos o alcance dessa reflexão para a formação, a vida e a profissão docente. Para iniciarmos nossa conversa, porque é isso que pretendemos fazer aqui - conversar sobre educação e dentro dela sobre o professor - se faz necessário indicar o que é possível entender por este tema. A educação acontece na família, na igreja, no meio social, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos políticos, enfim, em todos os lugares nos quais o homem esteja presente na relação com outro homem. O homem é um ser social. Disso não podemos ter dúvidas. Por isso, ele carrega uma carga cultural importante para sua vivência e suas atitudes e atividades.

 

Author Biography

Osvaldo Dalberio Dal Bello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Programa de Pós-graduação em Educação- mestrado em educação Universidade Federal do TRiângulo Mineiro.

Published

2017-03-01

How to Cite

Dal Bello, O. D. (2017). AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 355–379. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543