Políticas de alfabetização, cultura pedagógica e conhecimento linguístico
Keywords:
Educação, Formação de professores, Cultura escolarAbstract
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre alfabetização, realizada com professores egressos de curso de Pedagogia no contexto da ampliação do ensino fundamental e das políticas educacionais, filiadas à nova ordem mundial. Pela perspectiva histórico-cultural, analisa elementos dessa ampliação e significados do ensino de língua materna nos anos iniciais da escolarização. Realizada com questionários e análise de documentos, evidencia aspectos epistemológicos e políticos do ensino fundamental, destaca conhecimentos linguísticos dos sujeitos, aponta fragilidades na relação dos professores com os conhecimentos específicos do campo e conflito entre necessidades de formação linguística nos anos iniciais do EF e as possibilidades dos professores que a efetuam.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Alfabetização. Formação de professores.
Literacy Policies, Pedagogical Culture and Lingusitic Knowlwdge
Abstract: This article presents results on literacy research with teachers who graduated from Pedagogy (Education) undergraduate programs within the context of an expansion of elementary education and educational policies affiliated to the new world order. From an historical and cultural perspective, it analyzes the elements of such expansion and the significances of teaching the mother language in the early years of school. This research was conducted with the use of questionnaires and documentation analysis, and highlights the political and epistemological aspects of elementary education, with an emphasis on the language knowledge as expressed by the research subjects. It also uncovers some fragility in the teachers’ relationship with their specific knowledge, and the conflict between the needs for linguistic development in the early years of school and the teachers’ possibilities in their field.
Key-words: Educational policies. Literacy. Teacher education
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.