APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores/as

  • Christian Mota de Oliveira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FipMoc. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Valquíria Fernandes Marques Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte (MG), Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Rafaela Siqueira Costa Schreck Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Palabras clave:

Educação, educação continuada, métodos.

Resumen

O artigo objetiva relatar, de forma crítica e reflexiva, a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em enfermagem durante a implementação de metodologias ativas de ensino. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de um trabalho desenvolvido em instituição de ensino superior federal. Os participantes da ação foram 16 profissionais da área da saúde. A atividade foi sistematizada em quatro momentos, a partir dos objetivos instrucionais propostos pela “Taxonomia de Bloom”. A ação educativa envolveu a dinâmica de grupo do World Café, exposição dialogada e roda de conversa. Resultados: conseguiu-se concluir o processo educativo a partir da execução das metodologias propostas, driblando os desafios e entraves que surgiam ao longo das etapas/momentos. Conclusão: a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos.

Palavras-chave: Ensino. Educação Continuada. Métodos.

 

ACTIVE METHODOLOGY APPLIED TO THE TEACHING-LEARNING PROCESS: A CASE STUDY

Abstract: this article aims to critically and the reflectively report a nursing graduate student group’s experience during the implementation of active educational methodologies. Method: it is a descriptive study on an activity developed in a federal higher education institution. The participants of this action were 16 health care professionals. The activity was systematized in four stages based on the educational objectives proposed by the Bloom taxonomy. The educational action involved the group dynamics of the "World Cafe", based on dialogues and conversation circles. Results: we were able to complete the educational process with the application of the proposed methodologies, overcoming the challenges and obstacles that arose along the stages. Conclusion: the experience has shown that the application of active methods of teaching and learning is essential to the construction of the educational subjects’ liberating knowledge, emancipation and autonomy.

Keywords: Teaching. Continuing Education. Methods.

Biografía del autor/a

Christian Mota de Oliveira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FipMoc. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Fisioterapeuta, Especialista em Docência no Ensino Superior, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros / FipMoc. Aluno especial em disciplinas de mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Supervisor de estágio do curso de Fisioterapia na clínica-escola das FipMoc e professor no curso de Fisioterapia das FipMoc, Montes Claros (MG), Brasil.

Valquíria Fernandes Marques, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte (MG), Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz - CPqRR-FIOCRUZ, Professora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte (MG).

Rafaela Siqueira Costa Schreck, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Enfermeira Obstetra pelo programa de residência da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

de Oliveira, C. M., Marques, V. F., & Costa Schreck, R. S. (2018). APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 674–684. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/633