Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade

Autores/as

  • Ingrid Hötte Ambrogi

Palabras clave:

formação de professores, transposição didática, ensino básico.  

Resumen

O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social.

Publicado

2011-09-26

Cómo citar

Ambrogi, I. H. (2011). Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 152–171. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100