Concepções e Práticas na Escola sobre a dificuldade de aprendizagem

Autores/as

  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Palabras clave:

aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, trabalho pedagógico,

Resumen

Este trabalho traz resultados de pesquisa empírica sobre a aprendizagem e a relação que o sujeito estabelece com o saber no sistema de ensino público municipal em São Luís de Montes Belos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores sobre a formação inicial e continuada, jornada de trabalho, planejamento das aulas, trabalho com crianças consideradas com dificuldade de aprendizagem, entre outros. Realizaram-se também observações durante as aulas com o objetivo de verificar a relação entre os dados coletados por meio das entrevistas e os dados percebidos durante as observações da prática pedagógica dos professores e das atitudes das crianças, bem como sua relação com os conteúdos trabalhados pelo professor. Por meio dessa pesquisa foi possível identificar que os professores utilizam três critérios para avaliar seus alunos e diagnosticá-los como crianças com dificuldade de aprendizagem ou não. Avaliam seus alunos de acordo com o ritmo de cada um na resolução das tarefas; consideram que algumas crianças têm dificuldade em aprender devido a pouca ou deficiente participação da família no trabalho desenvolvido pela escola e ainda devido às diferenças culturais.

Publicado

2011-09-26

Cómo citar

Carvalho, M. G. Q. (2011). Concepções e Práticas na Escola sobre a dificuldade de aprendizagem. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 172–185. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/102