Pesquisa em Educação por meio da pesquisa-ação
Resumen
O presente artigo tem, como objetivo, explicitar e analisar algumas características metodológicas da pesquisa-ação e da relação do pesquisador com o seu outro na perspectiva da alteridade, dialogicidade e escuta sensível. Entre os questionamentos destacamos: quais as principais características da pesquisa-ação aplicadas à educação? Quais fatores podem contribuir no fazer investigativo do pesquisador com o outro na pesquisa-ação? A pesquisa bibliográfica balizou nossa proposta e foi fundamental para o melhor entendimento das características, etapas e conceitos da pesquisa-ação. Entendemos que, nos processos investigativos sobre a educação, as diversas formas de expressar as falas dos outros nos remetem aos cotidianos, sendo que, nos processos de pesquisa, os atores sociais estabelecem sentidos e ressignificam seus saberes constantemente.
Palavras-chave: Pesquisa-ação. Alteridade. Dialogicidade. Escuta sensível.
Citas
AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2004.
BOSQUÊ JÚNIOR, Carlos Alberto. O fazer do professor de arte no contexto da escola rural em Guajará-Mirim/RO. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Curso de Pós-graduação em Educação Escolar: Mestrado e Doutorado Profissional, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2020.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena. Action research: limits and possibilities in teacher education. British Education Index (BEI), Brotherton Library-University, p. 1-15, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, M. T. SOUZA, S. J. KRAMER, S. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
LEWIN, Kurt. Action Research and minority problems. Journal of Social Issues, New York, v, 2, p. 33-34, 1946.
MATIAS, Juliana Cândido; NUNES, Márcia Jovani de Oliveira; SILVA, Andressa Lima da; BARROS, Josemir Almeida. Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 13, p.128-145, 30 mar. 2019. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3721. Acesso em: 09 de out. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, D.F. UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. Introduction à la complexe. Paris: E.S.F., 1990.
NUNES, Marcia Jovani de Oliveira. Do professor leigo ao graduado no magistério rural: ações pedagógicas e processos formativos na transição do século XX para o XXI em Colorado do Oeste - RO. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Pósgraduação em Educação Escolar: Mestrado e Doutorado Profissional, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2019.
PENA, A. C. Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Educação e Filosofia, v. 31, n.62, p. 751-781, mai./ago. 2017.
PICHETH, Sara Fernandes. CASSANDRE, Marcio Pascoal. THIOLLENT, Michel Jean Marie Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), s3-s13, dez.2016.
SILVA, Andressa Lima da. Infâncias da terra: histórias, memórias e suas repercussões na prática docente em escolas rurais de Ariquemes – RO. 2019. 202 f. Dissertação: Programa de Pós-graduação em Educação Escolar: Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2019.
SOUZA, Solange Jobim e. Mikhail Bakhtin e as ciências humanas: sobre o ato de pesquisar. In: FREITAS, M. T. (org.). Escola, tecnologias digitais e cinema. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.