Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade

Autores

  • Irlanda Do Socorro de Oliveira Miléo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marconde Ávila Bandeira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém/PA -Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1100

Palavras-chave:

School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality

Resumo

Este artigo apresenta os conceitos básicos sobre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, demostrando suas definições comuns e dialéticas. Tem como base a revisão da literatura balizada na autora Alves-Mazzoti (2000), por intermédio dos textos consultados no banco de dados da CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google e livros. O texto está organizado em sete ítens, os quais são: 1.Introdução; 2.Da interdisciplinaridade; 3.Da intersetorialidade; 4.Das ações dialéticas entre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; 5.Algumas experiências; 6.Algumas considerações; 7.Referências. A Interdisciplinaridade e a intersetorialidade exigem que sua implementação se dê de forma conjunta, o que mobiliza um novo modelo nas políticas públicas sociais. Os desafios para integralizar os setores da educação e da saúde são complexos, no que se refere à perspectiva de complementariedade na promoção das políticas públicas para a população do país, com demandas constantes a serem resolvidas e suplementadas, valendo-se de uma gestão conjunta dessas políticas sociais setoriais que devem visar o atendimento universal, equitativo e de qualidade.

Palavras-chave: Programa Saúde na Escola. Interdisciplinaridade. Intersetorialidade.

Biografia do Autor

Irlanda Do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Educação (PUC/SP). É Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira – PA – Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7075-6503. E-mail: irlanda@ufpa.br

Marconde Ávila Bandeira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira – PA – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8414-0761. E-mail: bandeira.neto77@gmail.com

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém/PA -Brasil

Professora Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, professora do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8091-5213. E-mail: neycmo@ufpa.br

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Miléo, I. D. S. de O. ., Bandeira, M. Ávila ., & Oliveira, N. C. M. de . (2021). Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 340–355. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1100