Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores

Autores

  • José Carlos Libâneo Universidade Católica de Goiás - GO

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1189

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Políticas de formação dos profissionais da educação. Conhecimento pedagógico. Formação pedagógica. Formação docente

Resumo

A Resolução do CNE que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia reacende o debate em torno da natureza do conhecimento pedagógico, do curso de Pedagogia, dos cursos de licenciatura para a formação de professores e do exercício profissional de professores e especialistas em educação. Este artigo traz uma exposição crítica ao conteúdo do documento, indicando que mantém antigas imprecisões conceituais com relação ao campo pedagógico que não contribuem para a superação de problemas acumulados na legislação sobre o assunto e, por isso, pouco avança na promoção da melhoria qualitativa das escolas de educação básica do país. As insuficiências dos pontos de vista teórico e prescritivo da Resolução demandam um outro entendimento do conceito de Pedagogia e, em consequência, outra opção curricular para a formação profissional de educadores, sejam eles professores ou especialistas em educação.

Palavras-chave: Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Políticas de formação dos profissionais da educação. Conhecimento pedagógico. Formação pedagógica. Formação docente

Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Universidade Católica de Goiás - GO

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-Doutorado pela Universidade de Valladolid – Espanha (2005). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.

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Publicado

2021-11-14

Como Citar

Libâneo, J. C. (2021). Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 743–774. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1189