Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?

Autores

  • Marijane Zanotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel
  • Marise Ramos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1389

Palavras-chave:

Formação de professores, Reforma do ensino médio, Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Formação por competências

Resumo

O propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. 

Biografia do Autor

Marijane Zanotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Curso de Pedagogia. Cascavel, Paraná, Brasil. ORCID Id 0000-0001-6715-8206.

Marise Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ORCID Id 0000-0001-5439-3258.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Zanotto, M., & Ramos, M. (2023). Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 923–947. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1389

Edição

Seção

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação