Indícios sobre a formação profissional nas Licenciaturas em Arte (visuais, música, dança, teatro) no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1565Palabras clave:
Licenciaturas em Arte, Formação de professores, EducaçãoResumen
Esse artigo apresenta um levantamento inicial sobre os cursos de licenciaturas em Arte (Visuais, Música, Dança e Teatro) no Estado de São Paulo. Trata-se de um recorte da pesquisa de pós-doutoramento acolhida pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA/UNESP), que reflete sobre a formação de professores(as) de Arte. Para contribuir com esta reflexão trazemos autores que estudam a formação humana diante dos aspectos que envolvem a práxis educacional, política e social (Freire, 1996; Dardot; Laval, 2016; Nóvoa, 2023) dentre outros. Os primeiros resultados apontam que, além de estar diminuindo o número de professores de Arte nas suas especialidades, atualmente a formação de profissionais, em geral, parece estar se voltando mais para o mercado capitalista do que humanista.
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