O Currículo Nacional no Ensino Secundário em Moçambique:

suas implicações nas práticas pedagógicas

Autores/as

  • Aristides Silvestre Culimua Instituto Superior Maria Mae de África (ISMMA)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1606

Palabras clave:

Ensino Secundário, Currículo Nacional, Planos de ensino, Práticas pedagógicas, Profissionalização

Resumen

O Ensino Secundário é regido por programas de ensino nacionais, o que consubstancia a vigência de um currículo nacional, cuja implementação impõe a adoção de planos de ensino provinciais. Tal fator vem impulsionando uma prática docente tendencialmente contrária às dinâmicas da profissionalização e à diversidade, que marca os mais distintos estabelecimentos escolares. Neste sentido, em geral, este trabalho busca analisar o modelo curricular dominante e as suas implicações no âmbito da prática cotidiana do professor. O estudo é qualitativo e foi fundamentado por uma abordagem multidimensional, além de ter recorrido aos procedimentos bibliográficos e documentais, e a algumas entrevistas para a realização da tese, em 2022. Concluindo, sugere-se uma flexibilização curricular, tendo em vista a realização de uma prática pedagógica, que favoreça a profissionalização e a salvaguarda da diversidade existente.

Biografía del autor/a

Aristides Silvestre Culimua, Instituto Superior Maria Mae de África (ISMMA)

Mestre em Educação/Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique - UPM (2014). Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2022). Leciona as disciplinas de Ética no Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA) e Introdução à filosofia no Ensino Secundário (Ensino Médio), na cidade de Maputo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3819-132X. E-mail: arisculimua@gmail.com

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Culimua, A. S. (2024). O Currículo Nacional no Ensino Secundário em Moçambique: : suas implicações nas práticas pedagógicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 151–171. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1606