Examining professional identities
an exploratory study of images and social representations about the pedagogical coordinator
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1704Palabras clave:
Representações sociais, Identidade profissional, Coordenador pedagógicoResumen
O estudo examina as representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre sua identidade profissional e levanta as seguintes questões: Como o coordenador percebe a sua profissão? Como ele entende a visão dos outros sobre sua função? Que imagens sobre o coordenador são veiculadas em revistas eletrônicas e como elas se relacionam com suas próprias representações? Com o suporte da teoria das representações sociais, a pesquisa examina imagens de coordenadores pedagógicos em revistas online e analisa as respostas de coordenadores a duas questões sobre a sua identidade profissional. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo e por técnicas de análise de imagens nas investigações em representações sociais. Os resultados mostram imagens consensuais sobre o coordenador e discrepâncias entre essa imagem e as que ele acredita que os outros têm dele. Os resultados contribuem para o debate acerca da construção dessa identidade profissional.
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