Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
Palabras clave:
educação superior, docência universitária, saberes pedagógicos, currículoResumen
Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes. Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a pesquisa, a extensão e o ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.