A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral
Palabras clave:
pedagogia universitária, formação pedagógica do professor universitário, identidade docente, universidadeResumen
Esta pesquisa deriva de um doutorado em andamento, o qual tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores (Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária. Essa interação com a pedagogia será avaliada na perspectiva de que é urgente capacitar pedagogicamente o professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005), ainda, ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a UFABC, a USP-Leste e a UFPR-Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem, em seus projetos político pedagógicos, constituírem propostas inovadoras ou organizarem seu currículo de maneira diferenciada. Para este trabalho, abordaremos o resultado parcial da pesquisa, que tratará somente da UFPR-Litoral; para tanto, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso e professores.Descargas
Publicado
2012-08-08
Cómo citar
Couto, L. P. (2012). A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(6), 220–235. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.