TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores/as

  • Liliam Faria Porto Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alex Verdério Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palabras clave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais

Resumen

Resumo: O artigo apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Dada a materialidade da luta pela terra e da luta na terra no Brasil contemporâneo, tem-se como referencial a prática educativa desenvolvida no interior dos Movimentos Sociais Populares do Campo. A luta organizada dos povos do campo tem se concretizado como luta pelo direito ao trabalho, que busca a garantia da existência humana em todas as suas dimensões entre elas, a educação. Assim, aponta para tensões e possibilidades que, no contexto de luta contra a exploração produzida pelo sistema capitalista, indica a necessidade de lutar pela formação omnilateral do ser humano.

Biografía del autor/a

Liliam Faria Porto Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação, graduação em História. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste - PPGE, nível Mestrado.

Alex Verdério, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação, Pedagogo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Borges, L. F. P., & Verdério, A. (2012). TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 182–198. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/197