História da Educação Física: algumas pontuações

Autores/as

  • Rubens Rodrigues Lima Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Palabras clave:

educação física, cultura corporal, desenvolvimento humano.

Resumen

 

Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano.

 

THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS

Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health.

Keywords: Physical education. Body image. Human development.

 

 

Biografía del autor/a

Rubens Rodrigues Lima, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Professor de Educação Físca na Rede Municipal de Ensino de São Paulo; Especialista em Didática do Ensino Superior.

Publicado

2015-07-25

Cómo citar

Lima, R. R. (2015). História da Educação Física: algumas pontuações. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 246–257. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199