POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADES
Palabras clave:
Formação Docente Continuada, Política Educacional, RacionalidadeResumen
Estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma análise mínima acerca de políticas de formação continuada empenhadas historicamente em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, tendo como eixo articulador as diferentes concepções de racionalidade que embasam tal prática. Amparado nesta articulação, o texto cinge diferentes políticas de formação docente, definindo e problematizando os processos de formação continuada organizados no município em tela, no recorte temporal de 1993 a 2008. Como conclusão, é possível afirmar que houve o empenho de dois tipos distintos de políticas para a formação docente continuada, aparados em dois modelos divergentes de racionalidade: projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica; e ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.