POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADES

Autores/as

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF

Palabras clave:

Formação Docente Continuada, Política Educacional, Racionalidade

Resumen

Estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma análise mínima acerca de políticas de formação continuada empenhadas historicamente em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, tendo como eixo articulador as diferentes concepções de racionalidade que embasam tal prática.  Amparado nesta articulação, o texto cinge diferentes políticas de formação docente, definindo e problematizando os processos de formação continuada organizados no município em tela, no recorte temporal de 1993 a 2008.  Como conclusão, é possível afirmar que houve o empenho de dois tipos distintos de políticas para a formação docente continuada, aparados em dois modelos divergentes de racionalidade: projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica; e ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.

Biografía del autor/a

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Publicado

2012-11-12

Cómo citar

Esquinsani, R. S. S. (2012). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 240–258. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/222