Formação e valorização do docente: por onde começar?

Autores/as

  • Maria Amélia Rosário Santoro Franco Universidade Católica de Santos - Programa de Pós-Graduação stricto sensu emEducação

Palabras clave:

formação dos profissionais da educação, CONAE 2010, valorização e formação

Resumen

O texto é uma síntese de palestra proferida no Encontro Intermunicipal realizado em Santos, preparatório à Conferência Nacional de Educação, CONAE 2010. Nele reafirmo três posicionamentos, que considero fundamentais para a análise da questão da valorização e formação docente: a) O processo de formação não pode ser discutido desvinculado das condições de trabalho; das condições de carreira e das condições concretas de salário; b) a escola, local de trabalho do professor, para cumprir seu papel de formadora, deve revestir-se de condições que fomentem o desenvolvimento profissional dos docentes e c) as reformas educacionais só produzirão transformações concretas na prática, quando contarem com a adesão e apoio dos professores.

Biografía del autor/a

Maria Amélia Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos - Programa de Pós-Graduação stricto sensu emEducação

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu emEducação.

Pesquisadora do CNPq

Curriculum Lattes: www.cnpq.org.br

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

Franco, M. A. R. S. (2011). Formação e valorização do docente: por onde começar?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(02), 101–108. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/23