OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
Palabras clave:
Formação docente, diários reflexivos, atividade de estudo, narrativas, autonomia.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.