ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
Palabras clave:
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Cursos Superiores de Tecnologia, Currículo.Resumen
Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.
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