ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO

Autores/as

  • Maria Angélica Rodrigues Martins Universidade Católica de Santos
  • Denise de Fátima Alonso

Palabras clave:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Cursos Superiores de Tecnologia, Currículo.

Resumen

Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.

Biografía del autor/a

Maria Angélica Rodrigues Martins, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação (USP-SP).

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Gradução stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos

Denise de Fátima Alonso

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos

Cómo citar

Martins, M. A. R., & Alonso, D. de F. (2012). ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 184–200. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290