REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ.
Palabras clave:
FUNDEF/FUNDEB, Política de Valorização Docente, Formação Docente,Resumen
Este artigo teve por objetivo analisar as repercussões do FUNDEF/FUNDEB na formação dos profissionais do magistério da rede estadual de ensino de educação básica do Pará (1996 a 2009). Configura-se como uma análise de políticas públicas, tendo como foco o exame das implicações da política de fundos para a materialização da valorização docente no Estado. A pesquisa permitiu concluir que com o estímulo financeiro, ainda que mínimo proporcionado pelo FUNDEF/FUNDEB, aliado as políticas estaduais implementadas, houve uma tendência ao longo do período de redução do número de professores leigos. Embora se perceba aumento no número de professores com o ensino superior, os mesmos não possuíam formação em licenciatura, o que também se configura como um grave problema para a educação básica do ParáDescargas
Publicado
2013-09-19
Cómo citar
Carvalho, F. (2013). REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 27–42. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/303
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.