Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas

Autores/as

  • Rogério da Costa Ribeiro Escola Superior de Educação Almeida Garrett
  • Suely Aparecida Galli Soares Puc-Campinas

Palabras clave:

Educação a distância, Curso on line, Políticas educacionais

Resumen

Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, ofertado pela Escola Superior de Educação Almeida Garret (Lisboa Pt). O estudo tem por objetivo explicitar o cenário em que a Educação a Distância (EAD) está circunscrita, no seu desenvolvimento histórico-político-educacional no Brasil, no intuito de desvelar os elementos que compõem os fundamentos político-educacional, teórico, conceitual e metodológico desta modalidade educativa. Explicitamos fundamentos, contextos e perspectivas da EAD. A abordagem, de ordem qualitativa, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico dos pressupostos, teorias e legislação que subsidiam a modalidade. A análise centrou-se na compreensão e interpretação da literatura e legislação que fundamentam esta modalidade educacional. Através do presente estudo, foi possível constatar que a EAD possui uma singularidade própria em que se manifesta a distância física entre professor e aluno, o estudo individualizado, independente e autônomo, o processo de ensino e aprendizagem mediatizado, o uso de novas tecnologias e a comunicação bidirecional.

Palavras-chave: Educação a distância. Curso on-line. Políticas educacionais;

 

DISTANCE EDUCATION: BASICS, CONTEXTS AND PERSPECTIVES

Abstract: This article is the result of a master’s study in Pedagogical Supervision and the Training of Trainers, offered by the Superior School of Education Almeida Garret (Lisbon, Portugal). The study aims to explain the scenario in which Distance Education (DE) is limited within its historical-political-educational development in Brazil, with the purpose of revealing the elements that form the political-educational, theoretical, conceptual and methodological bases of this educational mode. We explain the bases, contexts and perspectives of DE. The qualitative approach was based on the interpretation of reality, in the hermeneutic nature of the assumptions, theories and legislation that subsidize the format. The analysis focused on the understanding and interpretation of literature and legislation that support this educational format. Through this study, it was possible to verify that DE has its own singularity where physical distance between teacher and student is manifested, individualized and independent study, the mediated teaching and learning process, the use of new technologies and bidirectional communication.

Keywords: Distance educations; Online course. Educational policies.

 

Biografía del autor/a

Rogério da Costa Ribeiro, Escola Superior de Educação Almeida Garrett

Professor de Educação Básica na rede municipal de Cotia SP, Pedagogo pela faculdades Hoyler (SP), Especialista em Docência pela Universidade Gama Filho e em EAD pela Universidade Federal Fluminense (RJ), Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

 

Suely Aparecida Galli Soares, Puc-Campinas

Professora Doutora pela UNICAMP e docente aposentada da Puc-Campinas, brasileira convidada para o curso de Mestrado em Ciências da Educação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Portugal) ministrou disciplinas e manteve sobre sua Orientação de Pesquisa, quatro alunos do programa, dentre eles o coautor Professor MS Rogério da Costa Ribeiro. É autora de livros no tema em questão e pesquisadora das relações Educação e Trabalho

Publicado

2015-07-25

Cómo citar

Ribeiro, R. da C., & Soares, S. A. G. (2015). Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 258–279. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363