Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais

Autores/as

  • Miriam Rosa Torres de Camargo Centro de Referência em Educação
  • Izabella Mendes SantAna Uiniversidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

educação especial, formação e atuação de professores, sala de recursos multifuncionais.

Resumen

O estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs.

Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais.

 

TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES

Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs.

Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources

 

 

Biografía del autor/a

Miriam Rosa Torres de Camargo, Centro de Referência em Educação

Mestre em Educação UFSCar Campus Sorocaba,

Professora do Centro de Referência em Educação

Izabella Mendes SantAna, Uiniversidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta,

Departamento de Ciências Humanas e Educação

UFSCar Campus Sorocaba

Publicado

2015-07-25

Cómo citar

Camargo, M. R. T. de, & SantAna, I. M. (2015). Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 198–218. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414