Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as

Autores/as

  • Inês Ferreira de Souza Bragança

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, história de vida, formação de professores(as).

Resumen

Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente.

Cómo citar

Bragança, I. F. de S. (2012). Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 04–23. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50