Currículo, Cultura e Dinâmica Social Escolarizada/ curriculum and culture

Autores/as

  • Rosângela Tenório Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

currículo, estudos culturais, rituais de escolarização, análise do discurso.

Resumen

Este artigo constitui uma análise da formação discursiva, currículo e cultura. Sustentada na perspectiva dos Estudos Culturais e na análise do discurso foucaultiana, descreve enunciados no campo da sociologia do currículo em convergência com os estudos culturais. Identifica como regularidades enunciativas os fatores culturais da escolarização e de normalização do sujeito escolarizado. Por fim, observa a emergência de novos campos de demarcação e de delimitação de formas de enunciação da problemática educacional dedicada ao currículo: ‘os rituais da escolarização’.

Palavras-chave: Currículo. Estudos culturais. Rituais de escolarização. Análise do discurso.

 

CurrICULUM, CulturE AND SOCIAL DYNAMICS of schooling

 

Abstract: This paper consists of an analysis of the ‘curriculum and culture’ discursive unit. Based on the perspective of the Cultural Studies and the Foucauldian discourse analysis, it describes statements within the sociology of curriculum in convergence with cultural studies. It identifies the cultural factors of schooling and the standardization of the schooled individual as regular items in statements. Finally, it observes the emergency for new ways of identifying and defining forms of statements concerning educational issues related to curriculum: the rituals of schooling.

Keywords: Curriculum. Cultural studies. Rituals of schooling. Discourse analysis.

Biografía del autor/a

Rosângela Tenório Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Metodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Publicado

2016-09-18

Cómo citar

Carvalho, R. T. (2016). Currículo, Cultura e Dinâmica Social Escolarizada/ curriculum and culture. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 178–196. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/516