OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
Palabras clave:
Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.Resumen
Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica. Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.