Concepções de professores do ensino médio sobre interdisciplinaridade
Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Concepção de professores. Projetos interdisciplinaresResumen
Neste estudo são apresentados e discutidos os resultados da entrevista com oito docentes do ensino médio de uma escola estadual no Município de Conceição do Araguaia/PA, selecionados de acordo com as áreas de conhecimento da CAPES: Ciências Naturais e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Tem, como tema central, projetos interdisciplinares, concepções e práticas à luz das diretrizes curriculares nacionais e, como objetivos, analisar os conceitos de interdisciplinaridade defendidos pelos principais autores do assunto no Brasil, bem como a importância dos projetos interdisciplinares nos processos de ensino e de aprendizagem; concepções e práticas para o exercício da docência no desenvolvimento dos projetos e como são aplicados nas diferentes áreas do conhecimento. Verificamos uma falta de consenso e complexidade conceitual sobre o que seja interdisciplinaridade, o que dificulta a compreensão do assunto por parte dos docentes e empobrece as práticas com projetos interdisciplinares no contexto escolar.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepção de professores. Projetos interdisciplinares.
HIGH SCHOOL TEACHERS’ CONCEPTS ON INTERDISCIPLINARITY
Abstract: This study presents and discusses the results of the interview with eight high school teachers from a state-run high school in the municipality of Conceição do Araguaia/PA, who were selected according to the following CAPES areas of knowledge: Natural and Earth Sciences, Biological Sciences, Humanities, Linguistics, Letters and Arts. Its central theme is the interdisciplinary projects, conceptions and practices in the light of the national curriculum guidelines. Its objective is to analyze (1) the concepts of interdisciplinarity defended by leading authors on the subject in Brazil, (2) the importance of interdisciplinary projects in teaching and learning processes, (3) the teaching conceptions and practices in the development of the projects, and (4) the way the projects are applied in different areas of knowledge. We noted the absence of consensus and conceptual complexity on what interdisciplinarity is, which makes it difficult for teachers to understand the subject and impoverishes the practices involving interdisciplinary projects within the school context.
Keywords: Interdisciplinarity. Teacher concepts. Interdisciplinary projects.
Descargas
Publicado
2016-09-18
Cómo citar
Sampaio, C. F., & Strohschoen, A. A. G. (2016). Concepções de professores do ensino médio sobre interdisciplinaridade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 45–56. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/557
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.