Concepções de professores do ensino médio sobre interdisciplinaridade

Autores/as

  • Clauton Fonseca Sampaio Centro Universitário Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário Univates

Palabras clave:

Interdisciplinaridade. Concepção de professores. Projetos interdisciplinares

Resumen

 

Neste estudo são apresentados e discutidos os resultados da entrevista com oito docentes do ensino médio de uma escola estadual no Município de Conceição do Araguaia/PA, selecionados de acordo com as áreas de conhecimento da CAPES: Ciências Naturais e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Tem, como tema central, projetos interdisciplinares, concepções e práticas à luz das diretrizes curriculares nacionais e, como objetivos, analisar os conceitos de interdisciplinaridade defendidos pelos principais autores do assunto no Brasil, bem como a importância dos projetos interdisciplinares nos processos de ensino e de aprendizagem; concepções e práticas para o exercício da docência no desenvolvimento dos projetos e como são aplicados nas diferentes áreas do conhecimento. Verificamos uma falta de consenso e complexidade conceitual sobre o que seja interdisciplinaridade, o que dificulta a compreensão do assunto por parte dos docentes e empobrece as práticas com projetos interdisciplinares no contexto escolar.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepção de professores. Projetos interdisciplinares.

 

HIGH SCHOOL TEACHERS’ CONCEPTS ON INTERDISCIPLINARITY 

 

Abstract: This study presents and discusses the results of the interview with eight high school teachers from a state-run high school in the municipality of Conceição do Araguaia/PA, who were selected according to the following CAPES areas of knowledge: Natural and Earth Sciences, Biological Sciences, Humanities, Linguistics, Letters and Arts. Its central theme is the interdisciplinary projects, conceptions and practices in the light of the national curriculum guidelines. Its objective is to analyze (1) the concepts of interdisciplinarity defended by leading authors on the subject in Brazil, (2) the importance of interdisciplinary projects in teaching and learning processes, (3) the teaching conceptions and practices in the development of the projects, and (4) the way the projects are applied in different areas of knowledge. We noted the absence of consensus and conceptual complexity on what interdisciplinarity is, which makes it difficult for teachers to understand the subject and impoverishes the practices involving interdisciplinary projects within the school context.

Keywords: Interdisciplinarity. Teacher concepts. Interdisciplinary projects.

 

Biografía del autor/a

Clauton Fonseca Sampaio, Centro Universitário Univates

Mestrando em Ensino.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário Univates

Mestrado em Biologia Animal pela UFRGS. Doutora em Ciências: Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS.

Publicado

2016-09-18

Cómo citar

Sampaio, C. F., & Strohschoen, A. A. G. (2016). Concepções de professores do ensino médio sobre interdisciplinaridade. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 45–56. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/557