PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012

Autores/as

  • Katia Cristina Deps Miguel UNESP/Rio Claro
  • Romualdo Dias UNESP- Rio Claro

Palabras clave:

Programa Mais Educação – São Paulo

Resumen

Esse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas estaduais. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo e o rendimento escolar dos alunos. Para o Idesp e o Ideb,utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.

Palavras-chave: Programa Mais Educação. São Paulo

 

“MAIS EDUCAÇÃO" (“MORE EDUCATION”) PROGAM IN THE STATE OF SÃO PAULO: ANALYSIS OF 631 SCHOOLS (2010-2012)

 

Abstract: The aim of this paper was to present the “Mais Educação” (“More Education”) Program in the State of São Paulo by analyzing 631 participating schools between 2010 and 2012 in order to perceive the qualitative impact in state-run schools. To do so we considered such aspects as pass, fail and dropout rates in elementary cycles I and II and in the final grade years of elementary I and II and High School, as well as the São Paulo State Development Rates (Idesp) in the final grade years of cycles I and II and High School and the Basic Education Development Rates (Ideb) in the final grade years of elementary cycles I and II. The methodology used to obtain results was to calculate the average from pass, fail and dropout rates that were equal to or above the calculated average of the data reported in the census and the academic performance of students. For Idesp and Ideb we used the variable average of each school between the targets set and achieved over this period based on the data provided by the Educational Information, Monitoring and Assessment Office (Cima) of the São Paulo State Education Department in May 2013. From the analysis we found that over 50 % of the analyzed schools improved their rates and decreased failure and dropout rates.

Keywords: “Mais Educação” (“More Education”) Program. São Paulo

 

Biografía del autor/a

Katia Cristina Deps Miguel, UNESP/Rio Claro

Mestre em Educação pela UNESP/ Rio Claro, graduada em Letras pela UFRJ, graduada em Pedagogia pela UNINOVE/SP, professora de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Romualdo Dias, UNESP- Rio Claro

Professor Doutor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências – Campus Rio Claro.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Deps Miguel, K. C., & Dias, R. (2018). PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 626–640. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610