O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Lucicleide Carlos Teixeira Centro Universitário UNIVATES.
  • Gabriela Luisa Henz Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES

Palabras clave:

Ensino de Biologia, PBworks, Aprendizagem Colaborativa

Resumen

Este estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.

Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa.

 

THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION

 Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.

Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning.

Biografía del autor/a

Lucicleide Carlos Teixeira, Centro Universitário UNIVATES.

Mestre em Ensino de Ciências Exatas.

Gabriela Luisa Henz, Centro Universitário UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

Centro Universitário UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas 
Centro Universitário UNIVATES.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Teixeira, L. C., Henz, G. L., & Strohschoen, A. A. G. (2018). O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 590–606. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672