A Lei N.º 10.639/03 e a folclorização racista

Autores/as

  • Jair Santana
  • Tânia Maria Baibich-Faria
  • Claudemir Figueiredo Pessoa

Palabras clave:

políticas afirmativas, Lei n.º 10.639/03, ensino de Artes, folclorização racista

Resumen

 

Esta pesquisa discute “A Lei n.º 10.639/03 e o ensino de artes nas séries iniciais: políticas afirmativas e Folclorização racista”. Analisa a implementação da obrigatoriedade legal do ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana na escola, promulgada em 2003, no que tange especificamente ao ensino de Arte, em Escolas Públicas de um Município do Estado do Paraná. A presente pesquisa aborda: (a) a Lei n.º 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas; e (b) a forma como tem sido desenvolvido o trabalho de implementação, após sete anos de vigência da referida Lei, em escolas municipais nas séries iniciais, e como isto se dá, na perspectiva dos professores responsáveis por esta implementação. Partindo do plano discursivo das respostas, obtidas em conversas gravadas, para efeito de análise, inferiu-se que os dados empíricos obtidos permitem defender a seguinte tese: a implementação que hoje se dá na disciplina de Artes para as séries iniciais do município analisado pode ser caracterizada como uma “folclorização racista”, cujas consequências alimentam a afirmação do preconceito ao invés de seu combate, como é o objetivo das Políticas Afirmativas.

 

Publicado

2011-09-23

Cómo citar

Santana, J., Baibich-Faria, T. M., & Pessoa, C. F. (2011). A Lei N.º 10.639/03 e a folclorização racista. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 75–96. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/78