Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM

Autores/as

  • Ruth Ribas Itacarambi

Palabras clave:

formação de professores, trabalho colaborativo, matemática e investigação

Resumen

O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM).  O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística.  O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.

Publicado

2011-09-23

Cómo citar

Itacarambi, R. R. (2011). Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 116–124. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83