Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
Palabras clave:
Educação, Avaliação da aprendizagem, Formação de professores, Estágio supervisionado, Análise de DiscursoResumen
A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.
Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university
Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.
Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.