Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora

Auteurs-es

  • Maria Celina Teixeira Vieira

Mots-clés :

leitura, texto escrito, formação de professores, estratégias de compreensão leitora

Résumé

Todo o processo de ensino e aprendizagem, independentemente do nível de ensino, passa pela leitura de textos escritos curtos ou extensos de livros ou revistas, jornais ou internet. Nos últimos anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Brasileira de Leitura (COLE) e o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) têm documentado a urgência de conhecimentos na formação de leitores autônomos nas universidades. O que pensar a respeito da formação da autonomia de leitura dos futuros professores? Leitores proficientes utilizam diferentes estratégias para a compreensão e interpretação de textos. Nos cursos de formação de professores, a leitura é trabalhada não somente como ferramenta profissional, mas também como pessoal e social. Por meio de um “Levantamento” (GIL, 2002) realizado em uma instituição particular confessional, responsável pela formação e atualização de educadores na cidade de São Paulo, objetivamos conhecer e estudar, por meio do depoimento de alunos iniciantes de Graduação/Licenciatura, as estratégias de leitura de textos escritos utilizadas e reconhecidas por eles no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados foram analisados sob a perspectiva sócio-cognitivo-interacional.

Téléchargements

Publié-e

2011-09-26

Comment citer

Vieira, M. C. T. (2011). Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 209–230. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106