A financeirização da educação brasileira e seus impactos

Auteurs-es

  • Ladislau Dowbor PUC-SP
  • Beatriz de Azevedo Blandy PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1335

Mots-clés :

Ensino Superior, Ensino Básico, Privatização, Financeirização, Desigualdade

Résumé

A razão de ser deste trabalho é apontar os impactos da crescente privatização dos serviços educacionais, relacionando-a à intensificação da financeirização e mercantilização do ensino. Descreve-se esse processo a partir do crescimento do acesso ao ensino superior nas últimas décadas, estendendo esta pesquisa à sua fronteira mais recente, o ensino básico. Desta forma, tece-se um percurso histórico desse fenômeno, localizando-o em um contexto mais amplo, enfatizando os impactos das transformações que esse percurso propõe para o setor e para sociedade brasileira. Nesse sentido, nossa intenção é explorar a cadeia que relaciona aspectos e processos destes movimentos de financeirização com as mudanças endereçadas às organizações escolares, suas finalidades e objetivos educacionais, que por sua vez impactam professores, alunos, suas coletividades, o tecido social e, sem dúvida, cenários futuros.

Bibliographies de l'auteur-e

Ladislau Dowbor, PUC-SP

Ladislau Dowbor é professor titular de economia na PUC-SP e autor de numerosos estudos disponíveis online (Creative Commons) no site https://dowbor.org. Orcid 0000-0002-0465-6483

Beatriz de Azevedo Blandy, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)

Beatriz de Azevedo Blandy é Doutora em Administração de Empresas pela PUC-SP e consultora em gestão e estratégia para organizações do conhecimento e bem comum. Orcid 0000-0001-8703-4171

Références

ANTUNES. A. Em termos de educação pública nunca experimentamos um inimigo com uma força social tão concentrada como esse. EPSJV/Fiocruz Acesso em 27/04/2018 http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/em-termos-de-educacao-publica-nunca-experimentamos-um-inimigo-com-uma-forca

BIELSCHOVSKY, Carlos Eduardo. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 36, n. 1, p. 241 - 271, jan./abr. 2020.

COUTINHO L. S.; PISSINATO W. A influência das fusões e aquisições no processo de financeirização da educação superior brasileira. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.5, n. Especial, p.127-144, set.- dez. 2019.

COSTA J. et al. Expansão da educação superior e progressividade do investimento público. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2021.

COSTA H., GOMES T., LEHER R. O Trabalho Docente em Grupos Empresariais de Ensino Superior e o Mercado de Ações na Bolsa de Valores: Um Estudo a Partir dos Conflitos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas Vol. 28, No. 8 Dossiê Especial. O Trabalho no Ensino Superior. http://epaa.asu.edu/ojs/ 2020

CORBUCCI P; KUBOTA L. C.; Meira, A.P, Reconfiguração estrutural da educação superior privada no Brasil: nova fase da mercantilização do ensino. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Brasília : Rio de Janeiro : Ipea , 2016.

CRESWEL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa, escolhendo entre cinco abordagens, 3ª Ed. Penso, Porto Alegra, 2014.

CUNHA, J. Conglomerados do ensino superior avançam sobre a educação básica https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/conglomerados-do-ensino-superior-avancam-sobre-a-educacao-basica.shtml?loggedpaywall. Folha de São Paulo, São Paulo, 17/06/2018.Acesso em 21/05/2020

D’ERCOLE, R. Abril Educação é vendida a fundo de investimentos por r$ 1,3 bilhão. https://oglobo.globo.com/economia/abril-educacao-vendida-fundo-de-investimentos-por-13-bilhao-15288026#ixzz3TukwjeKA O Globo, Rio de Janeiro 09/02/2015. Acesso em 14/05/2020.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Echalar, Mariana. São Paulo: Editora Boitempo, 2017

DOWBOR, Ladislau – Da propriedade intelectual à economia do conhecimento –https://dowbor.org/2009/11/da-propriedade-intelectual-a-economia-do-conhecimento-outubro.html. 2009.

DOWBOR, Ladislau .Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação – Ed. Vozes, - https://dowbor.org/2013/06/l-dowbor-tecnologias-do-conhecimento-os-desafios-da-educacao-vozes-2013-85p-versao-atualizada.html 2013.

DOWBOR, Ladislau. Era do capital improdutivo: A nova estrutura de poder. Outras Palavras & Autonomia Literária, São Paulo, 2017.

DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. Edições Sesc, São Paulo, https://dowbor.org/2020/05/debate-livro-novo-o-capitalismo-se-desloca-novas-arquiteturas-sociais-ladislau-dowbor-e-antonio-martins-edicoes-sesc-26-05-16h.html 2020.

EATON, C. et al. The financialization of US higher education. Socio-Economic Review, Vol. 14, No. 3, 507–535, 2016.

EATON, C; HOWELL, S; YANNELIS, C. When Investor Incentives and Consumer

Interests Diverge: Private Equity in Higher Education. The Review of Financial Studies 33 4024–4060, 2020.

INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2018 http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6960488 Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Acesso em 17/10/2020.

KOIKE, B. Abril Educação compra Editora Saraiva.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2015/06/18/abril-compra-negocio-de-educacao-da-saraiva-por-r-725-milhoes.ghtml 19/06/2015. Valor Econômico, São Paulo. Acesso em 15/05/2020

LAVINAS, Lena. 2017. How Social Developmentalism Reframed Social Policy in Brazil. New Political Economy, 2017 http://dx.doi.org/10.1080/13563467.2017.1297392

LAVINAS Lena; ARAÚJO, Eliane; BRUNO Miguel, 2017. IE-UFRJ Discussion Paper: TD 032- 2017. Disponível em http://www.ie.ufrj.br/index.php/index-publicacoes/textos-para-discussao. Acesso em 15/06/2021

MANCEBO, Deise.; VALE, Andrea do; MARTINS, Tânia. Políticas de expansão da educação superior no brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 20, n. 60, pp. 31-50. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003>. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003. 2015. Acesso 18 Agosto 2021.

MIRANDA, P. R.; AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação e Formação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e1421, DOI:10.25053/redufor.v5i15 set/dez.1421. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421. Acesso em: 17 ago. 2021.

OLIVEIRA, R. P. A Transformação Da Educação Em Mercadoria No Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 108, pg. 739-760, 2009.Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 20/11/2018.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y; TUCCI, C. Clarifying business models: Origins, present and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16. 2005. Acesso em 12/06/2020.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. Recuperado de www.businessmodelgeneration.com/book . 2009. Acesso em 12/06/2020

PIKETTY, T. Le capital au XXI siècle. Editions de Seuil, Paris, 2013

PIKETTY, T. Capital and Ideology. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2020.

PIKETTY T. Capital et idéologie, Seuil, Paris, 2019 - https://dowbor.org/2020/04/thomas-piketty-capital-et-ideologie-seuil-paris-2019-1200-p.html

PIKETTY, T. Breve Historia de la Igualdad. Deusto, Barcelona, 2021

PINKER, S. O Novo Iluminismo. Em defesa da razão, da ciência e do humanismo. Companhia das Letras, São Paulo, 2018.

PORTO, C; REIGNÉR, C. O Ensino Superior no Mundo e no Brasil – Condicionantes, Tendências e Cenários para o Horizonte 2003-2025. Uma Abordagem Exploratória. Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf. 2003. Acesso em 20/08/2018.

RAMA, C. El negocio universitário ‘for-profit’ en América Latina. Revista de la Educación Superior vol.41 no.164 México oct./dic. 2012

SIQUEIRA, Ângela C. A regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, n. 26, p. 145-156, 2004.

SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015

TEECE, D. Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning Volume 43, Issues 2–3, April–June 2010, Pages 172-194 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003

Téléchargements

Publié-e

2023-04-01

Comment citer

Dowbor, L., & Blandy, B. de A. (2023). A financeirização da educação brasileira e seus impactos . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 801–825. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1335

Numéro

Rubrique

PARTE 1: Os impactos das políticas de privatização e mercantilização da educação brasileira