Qual o lugar da Didática no trabalho do professor?

Auteurs-es

  • Maria do Socorro Lucena Lima Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Didática, Profissão, Trabalho Docente

Résumé

O texto se propõe a debater sobre docência e profissão, com base na fundamentação teórica sobre o trabalho na crise do capital e sobre a possibilidade da práxis docente e, nesse contexto, a Didática como eixo de reflexão. O trabalho próprio da sociedade capitalista, conforme esclareceu Marx (1983), leva o homem à alienação. Nesse contexto, o professor desenvolve sua profissão nas diferentes formas de dominação que perfazem o contexto da atual da crise do capital. Esse processo gradativo (entre outros) vai fazendo, com que o professor abra mão dos instrumentos indispensáveis à sua práxis (PIMENTA, 1994), perdendo a disposição para a luta organizada de sua categoria, a capacidade de ver saídas, e de ter esperança. Complementando o debate o texto cita os estudos de Veiga (2006), Rios (2010),  Frigotto (2010) e  Franco e Pimenta (2010). Procura ver o trabalho do professor em sua totalidade, considerando as condições de  vida, a formação, juntamente com as dimensões individuais e as especificidades da profissão e dos seus profissionais no desenvolvimento das  práticas do seu fazer docente e da práxis. Considera tais fenômenos um campo de conhecimentos da Didática, enquanto área da Pedagogia, que se preocupa com os fenômenos do ensinar e do aprender em seus processos de transformação.

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Publié-e

2012-04-17

Comment citer

Lima, M. do S. L. (2012). Qual o lugar da Didática no trabalho do professor?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(5), 88–101. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/154