Aprendizagem significativa de Física moderna na Educação de Jovens e Adultos: revisão integrativa / The meaningful learning of modern Physics in Youth and Adult Education: an integrative review

Auteurs-es

Mots-clés :

física moderna, EJA, aprendizagem significativa

Résumé

Resumo:  O objetivo deste artigo é investigar a produção científica sobre o ensino de Física para EJA com aprendizagem significativa, usando como método a revisão integrativa da literatura. Como resultados, foram encontrados 8 artigos, nos quais foi possível observar que o ensino de Física na EJA por meio da aprendizagem significativa ainda é pouco trabalhado. Os estudos avaliados demonstraram que a aprendizagem significativa pode contribuir para a melhoria de ensino-aprendizado.

Palavras-chave: Física moderna. EJA. Aprendizagem significativa

 

Abstract: This article focuses on the scientific production on the EJA teaching of physics with meaningful learning. We conducted an integrative literature review and observed in eight articles that physics teaching based on a meaningful learning is still underused in EJA. The studies showed that meaningful learning can contribute to improving teaching and learning.

Keywords: Modern Physics. EJA. Meaningful learning

Biographie de l'auteur-e

Marcus Antonius da Costa Nunes, Faculdade Vale do Cricaré

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), Mestrado em Engenharia Mecânica, área Vibrações e Ruído, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado em Engenharia Mecânica, área Vibrações e Ruído, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É Professor Titular Aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente Coordenador Geral das Engenharias da Faculdade Vale do Cricaré e também Coordenador do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação a Faculdade Vale do Cricaré. Consultor na área de Ruído Ambiental e Industrial. Avaliador do Sistema INEP/EMEC de IES e de Cursos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental. Atua também na área de Educação Ambiental e Desenvolvimento Regional.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-02

Comment citer

Vieira, L. M., & Nunes, M. A. da C. (2020). Aprendizagem significativa de Física moderna na Educação de Jovens e Adultos: revisão integrativa / The meaningful learning of modern Physics in Youth and Adult Education: an integrative review. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(24), 275. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/265