Desigualdades raciais em educação no Brasil

Auteurs-es

  • Mary Francisca do Careno

Mots-clés :

desigualdades raciais, educação no Brasil, História e Cultura da África

Résumé

Este artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar.

Biographie de l'auteur-e

Mary Francisca do Careno

Doutora em Letras (UNESP).

Curriculum Vitae: www.cnpq.org.br

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Publié-e

2011-09-13

Comment citer

Careno, M. F. do. (2011). Desigualdades raciais em educação no Brasil. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(02), 129–134. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27