O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
Mots-clés :
Formação Continuada. Concepções. Modelos de Formação. Ensino de MatemáticaRésumé
Este artigo discute a temática da formação de professores a partir do recorte de um estudo que buscou identificar concepções mobilizadas por professores de matemática, que atuam na educação básica, acerca da formação continuada. A pesquisa se fundamentou nos modelos clássicos de formação, bem como em resultados de trabalhos realizados neste domínio. Destes estudos despontam, por exemplo, a concepção de formação forma mais genérica que se contrapõe a concepção ligada à processos reflexivos, a qual concebe a formação como sendo um fenômeno complexo e pluridimensional. Participaram do estudo 87 professores que ensinam Matemática em 11 municípios do estado de Alagoas. Para analisar as respostas dos professores as 17 perguntas do questionário semiestruturado, utilizou-se diferentes instrumentos e aportes metodológicos que foram escolhidos em função da questão proposta. Os resultados do estudo indicam a predominância de uma concepção ligada à ideia de atualização pedagógica, bem como uma tendência à mobilização de concepções que se apoiam no modelo de racionalidade prática. Porém, quando as questões estão associadas às formações das quais eles têm participado, são mobilizadas concepções que se ancoram em um modelo instrumental que é fortemente influenciado pela racionalidade técnica. Estes resultados evidenciam, portanto, um distanciamento entre a formação que os professores tiveram acesso e suas concepções sobre a formação continuada.
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