A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
Mots-clés :
Educação a distância, Tutor, Professor.Résumé
Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.
Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.
Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.
Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.