A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA

Auteurs-es

  • Raimundo Nonato Câncio Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Josefa Távora Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Ana Paula Câncio Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Mots-clés :

Educação, Formação de professores, Prática docente.

Résumé

O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.

Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental.

 

 

SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA

 

Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.

Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.

Bibliographies de l'auteur-e

Raimundo Nonato Câncio, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, na Linha Educação, Cultura e Sociedade – PPGED/UFPA - PA – Brasil; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará – UEPA - PA – Brasil; Especialista em Ensino-Aprendizagem do Português pela UFPA; e Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela UFPA. É professor de Língua Portuguesa da SEDUC-PA e possui experiência na área de ensino-aprendizagem do português, PCN e formação do professor de Língua Portuguesa. Atualmente pesquisa na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, decolonialidade e educação na América Latina.

Maria Josefa Távora, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui Pós-Doutorado na área de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Mestrado em Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Gaduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e docente do Programa de pós-graduação strictu Sensu - Mestrado em Educação - da Universidade do Estado do Pará. Possui experiência na área de Educação com ênfase em Projeto Político-Pedagógico, Oraganização da Escola Pública, Formação de Professores e Representações Sociais.

Ana Paula Câncio, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica e em Educação Inclusiva. Atuou como docente no Ensino Fundamental e como Coordenadora Pedagógica pela Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA.

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Publié-e

2016-09-18

Comment citer

Câncio, R. N., Távora, M. J., & Câncio, A. P. (2016). A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 105–120. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/489