RISCOS, RABISCO E RASCUNHOS: ANALISANDO DESENHOS DE CRIANÇAS E IDOSAS
Mots-clés :
Arte. Educação. Estereótipo. Infância.Résumé
Nessa Artigo, temos por objetivo discutir sobre o uso de estereótipos em produções de desenho e investigar a recorrência destes nas representações artísticas feitas por crianças e idosas. Para este fim, elaboramos uma pesquisa documental, com delineamento bibliográfico. O problema que orientou essa pesquisa foi: quais as características que acompanham os desenhos dos/as alunos/as da Educação Básica e dos/as idosas? Para responder essa pergunta, analisamos desenhos decorrentes das intervenções pedagógicas das disciplinas de Estágio Curricular. Em nossas considerações finais, inferimos que os desenhos estereotipados encontrados no espaço escolar limitam a criação infantil e reverberam concepções equivocadas sobre a técnica.Téléchargements
Publié-e
2018-03-23
Comment citer
Lacerda, E., Baliscei, J. P., & Teruya, T. K. (2018). RISCOS, RABISCO E RASCUNHOS: ANALISANDO DESENHOS DE CRIANÇAS E IDOSAS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 289–247. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/593
Numéro
Rubrique
RELATO DE PESQUISA
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.