COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Mots-clés :
História e Historiografia, Educação, Colégio de Aplicação Pedagógica.Résumé
Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.