COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Auteurs-es

  • Evelline Soares Correia Universidade Estadual de Maringá

Mots-clés :

História e Historiografia, Educação, Colégio de Aplicação Pedagógica.

Résumé

Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.

Biographie de l'auteur-e

Evelline Soares Correia, Universidade Estadual de Maringá

Evelline Soares Correia é Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Português e Literaturas e Especialização em Psicopedagogia, Mestre em Educação na linha de História e Historiografia da Educação pela UEM. Doutoranda na linha de História e Historiografia da Educação pela UEM. Atualmente é assessora pedagógica na Faculdade Alvorada, em Maringá/PR e assessora pedagógica no Programa A União Faz a Vida/Maringá.

Téléchargements

Publié-e

2018-03-23

Comment citer

Soares Correia, E. (2018). COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 116–129. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619