Games e valores sociomorais: possibilidade de prevenção nas redes sociais

Autores

  • Vítor de Morais Alves Evangelista Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP
  • Rita Melissa Lepre UNESP - Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1187

Palavras-chave:

Educação em valores sociomorais. Redes sociais. Jogos eletrônicos

Resumo

A convergência entre a informática, a eletrônica e os sistemas informativos proporcionaram uma revolução nos meios de comunicação. Embora possuam importante papel na estruturação das relações sociais, as interações digitais nem sempre são sinônimos de segurança, já que os relatos de riscos e problemas relacionados ao uso das redes sociais estão cada vez frequentes (invasão de privacidade, falta de segurança, sexting, bullying e cyberbullying). O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de utilização dos jogos eletrônicos na educação em valores sociomorais direcionado à prevenção dos comportamentos de risco relacionados ao uso das redes sociais. Os jogos podem antecipar as situações de risco pelas quais os usuários possam enfrentar, principalmente aquelas que são intermediadas pelas novas tecnologias. Espera-se que a educação em valores sociomorais possa se tornar crucial na proteção aos riscos relacionados ao uso das redes sociais.

Biografia do Autor

Vítor de Morais Alves Evangelista, Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP

Psicólogo, formado pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP (2009), é Mestre ( 2013 - bolsista FAPESP) e Doutor (2018 - bolsista FAPESP) em Psicologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP - Assis. Possui pós-doutorado na Faculdade de Ciências - Departamento de Educação da UNESP- Bauru . Atualmente é Professor Colaborador na Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio - Centro de Ciências Humanas e da Educação

Rita Melissa Lepre, UNESP - Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação. Livre-Docente em Psicologia da Educação. Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Evangelista, V. de M. A., & Lepre, R. M. . (2022). Games e valores sociomorais: possibilidade de prevenção nas redes sociais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 983–999. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1187