Um estudo da educação nas prisões a partir dos planos estaduais de educação para o quadriênio de 2020–2024
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1536Palavras-chave:
Educação prisional. Organização escolar. RessocializaçãoResumo
Este trabalho é um estudo dos planos de educação para as prisões do Maranhão (MA), Pará (PA) e São Paulo (SP). Teve como objetivo compreender como está organizada a educação nas prisões desses estados. Para alcançar este objetivo, optou-se por uma abordagem qualitativa, de cunho documental, seguido da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). A pesquisa revelou que os planos apresentam metas ligadas à ampliação de vagas para alfabetização e a implementação do Ensino a Distância. Propõem-se para alcançar tais metas parcerias com outras instituições educacionais que ofertam programas de alfabetização que possam ser desenvolvidos, também, nas prisões. Para concluir, compreendemos que a escola nessas prisões está organizada e empenhada a cumprir as metas presentes nos planos de educação, ampliando, assim, os quantitativos de vagas por meio da implantação da EAD e de programas de alfabetização de adultos.
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